SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue57Muss logik für sich selber sorgen? On logical paradigm of exclusions by contrariety and the explosion of alternatives as problems to the neutrality of logicHistoricidade como pressuposto fundamental para se pensar a "compreensão" nas trilhas da hermenêutica filosófica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x

Abstract

PINHEIRO, Ulysses. As aporias da didática em deleuze e spinoza. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.57, pp.263-283. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n57p263.

Em 1968, Gilles Deleuze redigiu dois de seus livros mais importantes, Diferença e repetição e Spinoza e o problema da expressão. Apesar de a questão do aprendizado ser central no primeiro, ela não aparece - pelo menos, não explicitamente -, no segundo. Veremos, porém, que essa questão desempenha um papel relevante na filosofia spinozana, inclusive no Spinoza "de Deleuze", ou seja, aquele que emerge à luz dos problemas formulados pelo filósofo francês para construir sua apropriação do pensamento spinozano.

Keywords : Deleuze; Spinoza; Pedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )