SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57Muss logik für sich selber sorgen? On logical paradigm of exclusions by contrariety and the explosion of alternatives as problems to the neutrality of logicHistoricidade como pressuposto fundamental para se pensar a "compreensão" nas trilhas da hermenêutica filosófica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

PINHEIRO, Ulysses. As aporias da didática em deleuze e spinoza. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.57, pp.263-283. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n57p263.

Em 1968, Gilles Deleuze redigiu dois de seus livros mais importantes, Diferença e repetição e Spinoza e o problema da expressão. Apesar de a questão do aprendizado ser central no primeiro, ela não aparece - pelo menos, não explicitamente -, no segundo. Veremos, porém, que essa questão desempenha um papel relevante na filosofia spinozana, inclusive no Spinoza "de Deleuze", ou seja, aquele que emerge à luz dos problemas formulados pelo filósofo francês para construir sua apropriação do pensamento spinozano.

Palabras clave : Deleuze; Spinoza; Pedagogia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )