SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57Muss logik für sich selber sorgen? On logical paradigm of exclusions by contrariety and the explosion of alternatives as problems to the neutrality of logicHistoricidade como pressuposto fundamental para se pensar a "compreensão" nas trilhas da hermenêutica filosófica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

PINHEIRO, Ulysses. As aporias da didática em deleuze e spinoza. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.57, pp.263-283. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n57p263.

Em 1968, Gilles Deleuze redigiu dois de seus livros mais importantes, Diferença e repetição e Spinoza e o problema da expressão. Apesar de a questão do aprendizado ser central no primeiro, ela não aparece - pelo menos, não explicitamente -, no segundo. Veremos, porém, que essa questão desempenha um papel relevante na filosofia spinozana, inclusive no Spinoza "de Deleuze", ou seja, aquele que emerge à luz dos problemas formulados pelo filósofo francês para construir sua apropriação do pensamento spinozano.

Palavras-chave : Deleuze; Spinoza; Pedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )