SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57As aporias da didática em deleuze e spinozaLineamentos sobre a inconsistência da crítica de Arendt a Marx índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

LINCK, Ieda Márcia Donati; CAMARGO, Maria Aparecida Santana  e  NEUBAUER, Vanessa Steigleder. Historicidade como pressuposto fundamental para se pensar a "compreensão" nas trilhas da hermenêutica filosófica. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.57, pp.285-303. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n57p285.

Este texto aborda a Hermenêutica nos pressupostos encontrados na posição filosófica de Hans-Georg Gadamer, concepção em que toda interpretação implica o compreender, acolhendo o fenômeno hermenêutico não como um problema de método, mas no que se estrutura em relação ao compreender do ser. A Gadamer é atribuída a tradição que reconhece a historicidade como um estado de intencionalidade, a qual orienta nossa interpretação nos horizontes de nossa (pré) compreensão. Assim, o legado da tradição vem a nós através da linguagem, cujo papel é central/primordial. Na teoria gadameriana, a tradição terá uma dimensão linguística e envolve a necessidade de compreender-se. Toda atualização na compreensão pode entender a si mesma como uma possibilidade histórica do compreendido. Além de Gadamer, como suporte à discussão, temos D'Agostini, Grondin, Heidegger, Kusch, Rohden, Stein. Isso porque discorrem que compreender uma tradição requer um horizonte histórico, e um texto histórico somente é interpretado desde a historicidade (consciência histórico-efeitual) do intérprete.

Palavras-chave : Presença; Experiência; Tradição; História Efectual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )