SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57David Hilbert e o Axioma de Arquimedes: entre a geometria e a físicaL'educazione in Kant índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

MANZI FILHO, Ronaldo. A metafísica da presença dissimulada na fenomenologia husserliana e a máquina de escrever freudiana - revisitando derrida. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.57, pp.381-408. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n57p381.

O objetivo deste texto é mostrar como a noção de escritura, apresentada por Derrida, só pode ser compreendida num entrecruzamento contra intuitivo: entre a fenomenologia husserliana e a psicanálise freudiana. Derrida encontra na fenomenologia de Husserl uma dissimulação do que ele denomina uma metafísica da presença; e, em Freud, uma possibilidade de nos livrarmos da concepção do Presente Vivo enquanto fundamento do pensar. A paisagem que Derrida nos apresenta é de uma grafia do aparelho psíquico: uma máquina de escrever que não se submete aos imperativos da voz do fenômeno.

Palavras-chave : Metafísica da Presença; Voz; Fenômeno; Presente Vivo; Escritura; Ação Diferida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )