SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57Il cinema e la filosofia: breve passeggiata alla ricerca di Nietzsche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

PETRY, Franciele Bete. Experiência e formação em Theodor W. Adorno. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.57, pp.455-488. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n57p455.

O trabalho tem como objetivo refletir sobre o conceito de experiência na obra de Theodor W. Adorno e sua relação com o tema da formação. Em seus escritos sobre educação, Adorno associa a realização de experiências com um modo apropriado de pensar a realidade, o qual pode conduzir à emancipação. Essa ideia pressupõe que o pensamento apresente uma relação alternativa com seu objeto, buscando expressar seus aspectos não conceituais. Tal forma de pensar, a qual consiste em uma experiência filosófica, além de possuir um caráter dialético, deve apresentar um comportamento mimético. A experiência estética, por sua vez, aparece como um momento em que o sujeito pode ter acesso ao teor de verdade das obras de arte, permitindo um conhecimento sobre a realidade que exige a crítica filosófica. Nesse sentido, a experiência filosófica e a experiência estética se mostram complementares e fundamentais para a formação da consciência no sentido da emancipação.

Palavras-chave : Adorno; Experiência; Filosofia; Estética; Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )