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Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

NICOLAU, Marcos Fábio A.. A bildung hegeliana ainda nos é uma proposta possível?. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.647-663. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p647.

Meu intuito neste artigo é saber se a Bildung, em seu matiz hegeliano, pode ser ainda uma proposta válida e fornecedora de valores capazes de viabilizar uma alternativa a problemas do âmbito educacional. Isso porque o ideal da Bildung em Hegel não deixa de ser marcado pela esperança de um progresso, de um aperfeiçoamento, que alguns descartam por não poder tomá-lo como algo efetível, realizável ou concretizável, além de estabelecer um necessitarismo formativo que constrange os indivíduos a um determinado tipo de formação. A partir de uma leitura pedagógica da obra hegeliana, almejo apresentar elementos que ainda tornam sua proposta formativa válida na contemporaneidade, rebatendo algumas críticas quanto a sua viabilidade.

Palavras-chave : Bildung; Aperfeiçoamento; Reconhecimento; Educação Contemporânea.

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