SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue58A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada?Da desconstrução do logos à via curta do saber outramente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x

Abstract

RODRIGUES, Thiago. Da metáfora como mediação pedagógica. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.687-701. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p687.

O presente estudo visa ressaltar o papel da imagem como elemento mediador no processo de aprendizagem. É um pressuposto necessário a esta reflexão: o desequilíbrio existente entre a supervalorização dos aspectos lógico-racionais em detrimento de uma educação fundada na intuição e na espontaneidade, para isso é preciso, portanto, resgatar essa dimensão negligenciada; para tanto, uma postura problematizadora (antidogmatizante) se impõe; o que nos lança numa pedagogia centrada na (inter)subjetividade que resgata a dimensão patológica implicada no processo educacional.

Keywords : Páthos-Filosófico; Lógos-Racional; Antidogmatismo; Imagem; Subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )