SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue58Da desconstrução do logos à via curta do saber outramenteA autoridade pedagógica em tempos de cultura digital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x

Abstract

OLIVEIRA, Terezinha. Um estudo de virtudes sociais segundo Tomás de Aquino. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.725-743. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p725.

Este artigo tem por objetivo analisar a concepção das virtudes sociais de Tomás de Aquino, bem como sua valorização enquanto elementos essenciais da vida citadina que florescia no século XIII. Elegemos aqui duas das Questões tratadas por ele na Suma Teológica. A Questão 106/II-II que trata da virtude da "Gratidão" e a Questão 108/II-II que se refere à virtude da "Vingança". Nosso intuito é recuperar e refletir sobre elas Questões porque nelas encontrarmos um profundo estudo sobre o comportamento humano, tendo como base o conhecimento greco-latino e os Escritos Sagrados que se configuraram na Escolástica. Seguindo as pegadas do Mestre, observamos que é o "conhecimento" que cria a condição para se entender o comportamento humano. Essa percepção torna-se fundamental para a ação docente porque é a consciência de que o conhecimento produzido na história, em qualquer época, que permite o ensino e a conservação do comportamento social das pessoas.

Keywords : Virtudes Sociais; Tomás de Aquino; Escolástica; Universidade Medieval; Cidades.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )