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Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

BRANCO, Maria Luísa Frazão. O "especificamente pedagógico". Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.797-810. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p797.

A criação das Ciências da Educação iniciou um debate sobre o destino da Pedagogia que está longe de ser terminado. A recente afirmação da Pedagogia Social, no panorama universitário de vários países europeus, trouxe de volta à agenda científica a reflexão sobre o "específicamente pedagógico". Com base numa revisão do debate atual, sobre o estatuto do conhecimento pedagógico em geral, que aprofundamos tendo em conta os desenvolvimentos ocorridos no âmbito da Pedagogia Social, argumentaremos que, complementarmente às Ciências da Educação, o conhecimento pedagógico se caracteriza por uma forma de questionamento particular, exercitando uma razão prática, normativa e prescritiva, sendo essencial à formação dos professores e educadores em geral.

Palavras-chave : Pedagogia; Pedagogia Social; Ciências da Educação; Razão Prática.

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