SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número58O "especificamente pedagógico"A formação docente e a necessidade de ser percebido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

NEITZEL, Odair. Os processos de constituição do eu: possíveis aproximações entre Habermas e a neurofilosofia. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.811-827. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p811.

O presente artigo pretende contribuir com a discussão dos processos de constituição do sujeito conhecedor e moral, a partir do movimento de individuação e da formação do self. O texto se pautou na análise bibliográfica de textos pertinentes ao tema de Habermas e Damásio. Discute os processos de interação social e de interiorização das estruturas presentes nas imagens de mundo e por consequência, da formação das estruturas do sujeito comunicativo e conhecedor. A pretensão nesse artigo é defender a possibilidade de uma aproximação entre as investigações e interlocuções de Habermas e as investigações da neurofilosofia e da neurociência. Buscamos entender como os sujeitos adquirem as competências comunicativas e como estas competências tornam os sujeitos capacitados para tomar parte na comunidade comunicativa de interlocução.

Palabras clave : Self; Consciência; Habermas; Neurofilosofia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )