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Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

RODRIGUES, Luciana Azevedo  e  FARIAS, Márcio Norberto. A formação docente e a necessidade de ser percebido. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.829-841. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p829.

Este ensaio visa refletir sobre o enfraquecimento dos estudos desenvolvidos por professores e estudantes em sala de aula e a progressiva fixação na superioridade da comunicação mediada tecnologicamente. Com base na teoria da exploração estético nervosa, desenvolvida pelo filósofo contemporâneo C. Türcke, o texto argumenta que a referida fixação dissimula a expropriação a que professores e estudantes estão sendo submetidos e a angústia de não serem percebidos, em meio à imensa oferta de mercadorias - informações, dados e imagens veiculadas. Por fim, a partir da compreensão da percepção como um produto histórico e social, tal como desenvolvida pelo referido filósofo, o ensaio acena para necessidade da formação de professor se comprometer com a recusa do impulso de poder que chega a exaltar a comunicação mediada e a esquecer que ela só tem sentido quando voltada para a comunicação concreta e direta.

Palavras-chave : Exploração; Concentração; Tecnologia; Formação de Professores.

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