SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue58A formação docente e a necessidade de ser percebidoA filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x

Abstract

MARTINS, Liziane  and  COVA, Valter Forastieri. Abordagem anti-reducionista em saúde: uma contribuição das discussões filosóficas no contexto da educação em saúde. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.843-859. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p843.

Esse trabalho inicialmente apresenta um estudo introdutório acerca das críticas da epistemologia contemporânea de saúde e sua aplicação ao universo do saber em saúde, procurando explorar algumas contribuições dessas críticas para atenção à saúde biomédica e sua consequente repercussão na Educação em Saúde. Em seguida, apresentamos as quatro abordagens sobre posições explanatórias: atomismo, holismo, reducionismo e antirreducionismo, para entendermos a importância de um embasamento filosófico nas discussões de saúde e suas consequências no ensino. Por fim, tenta-se mostrar as implicações da filosofia na formação dos professores para uma maior compreensão do ensino de Ciências, mais especificamente da educação em saúde.

Keywords : Abordagem Biomédica; Posições Explanatórias; Filosofia; Ensino de Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )