SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número58Abordagem anti-reducionista em saúde: uma contribuição das discussões filosóficas no contexto da educação em saúdeArte, catarse e educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

TREVISAN, Amarildo Luiz; DEVECHI, Catia Piccolo Viero; ROSA, Geraldo Antonio da  e  FAGUNDES, André Luiz de Oliveira. A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.861-887. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p861.

O presente texto oferece subsídios para a compreensão da virada do reconhecimento na teoria crítica, a qual introduz a figura do outro como categoria-chave da sua atuação. Assim como os pioneiros da Escola de Frankfurt, Habermas e Honneth constituem-se em fontes importantes para pensar alguns conceitos nesse sentido, tais como a comunicação, a reificação, o reconhecimento e, em última instância, o reconhecimento das diferenças. A partir do giro do reconhecimento, a teoria crítica dá-se conta de que não basta mais denunciar os males da reificação causados pelo avanço da razão instrumental, é preciso anunciar possibilidade de transcendê-los a partir de uma reconstrução teórica estruturada na busca de ações de entendimento. O desafio do artigo é debater o avanço na crítica a posturas reificadas, que não permitem a consideração ao lugar do outro, da alteridade e das diferenças, em plenitude, na relação entre filosofia e educação.

Palavras-chave : Teoria Crítica; Reconhecimento do Outro; Filosofia da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )