SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue58A filosofia da educação no giro do reconhecimento do outro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x

Abstract

LEITE, Priscila de Souza Chisté. Arte, catarse e educação. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.889-899. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p889.

O artigo que segue pretende, por meio de pesquisa bibliográfica, revisitar o conceito de catarse a partir da perspectiva do materialismo histórico, sob a figura de Georg Lukács, colocando-o em diálogo com a educação e, principalmente, com o ensino da arte. Para tanto, inicia ao fazer uma reflexão sobre a importância do ensino da arte na atualidade e, a seguir, aborda a arte e a catarse a partir das ideias de Lukács. Finaliza o texto ao apresentar as relações entre a catarse e o trabalho educativo. Conclui que as reflexões suscitadas pela obra de arte podem ser potencializadas pela parceria escola/espaço expositivo, desencadeando processos catárticos que contribuem com a construção de um olhar aguçado, aliado a um senso crítico apurado, bem como para o estabelecimento de novas relações com a realidade.

Keywords : Arte; Catarse; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )