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Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

SOARES, Alexandre Guimarães Tadeu de. Considerações sobre o sentido da moral em Descartes. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.1es, pp.215-236. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29nEspeciala2015-p215a236.

Procurei mostrar que, no final de sua vida, Descartes, motivado pela sua corres­pondência com Elisabeth, elabora uma Moral que não pode ser entendida como decorrente da Medicina do seu projeto técnico-científico. Pois, em primeiro lugar, a noção de ciência como conhecimento certo já não é capaz de caracterizar o saber filosófico que surge nessa reflexão, visto que se trata da união substancial, assunto estruturalmente confuso. Em segundo lugar, o paradigma da explicação causal, que já havia deixado o estrito plano da ciência, já não pode ser encontrado num plano teórico, mas tem de ser pensado a partir da interação vivida entre a mente e o corpo. Em terceiro lugar, o sentido do filosofar deixa de ser epistemológico e técnico e passa radicalmente a ser moral e existencial, definido pelo aprendizado da morte. No entanto, cumpre não esquecer que toda essa inflexão se faz por causa e com a metafísica e a ciência cartesianas.

Palabras clave : Descartes; Moral; União; Saber; Morte.

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