SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1ESLectura, enseñanza de lengua y deserción estudiantil en sordos y universitariosRepresentações na literatura surda sobre modos de ser surdo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

RODRIGUES, Carlos Henrique  e  VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa. A língua de sinais na formação de professores: experiências no Espírito Santo e em Minas Gerais. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.1es, pp.347-278. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29nEspeciala2015-p247a278.

Hoje, com a difusão da política de inclusão, a formação de professores pretende promover a reflexão sobre a diferença no espaço escolar, formando profissionais "preparados" para lidar com ela. Considerando isso, discutimos, neste artigo, o processo de reconhecimento e de difusão da Libras no Brasil e seu estabelecimento como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores. Para tanto, apresentamos a experiência da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e de uma das Universidades Federais do estado de Minas Gerais. Além de analisar como a Libras vem sendo trabalhada, ressaltamos os diversos aspectos que a envolvem e as experiências dos alunos com a disciplina, com o intuito de problematizar seu impacto na formação de futuros profissionais. Vimos que independente da exígua carga horária e a despeito de qual seja o conteúdo explorado na disciplina, a Libras no ensino superior desencadeia um consistente processo de transformação social, política, cultural e acadêmica.

Palavras-chave : Libras; Decreto nº 5.626; Formação; Experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )