SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1ESA língua de sinais na formação de professores: experiências no Espírito Santo e em Minas GeraisA língua brasileira de sinais nas universidades públicas da região centro oeste: dilemas, conquistas e horizontes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

KARNOPP, Lodenir Becker  e  POKORSKI, Juliana de Oliveira. Representações na literatura surda sobre modos de ser surdo. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.1es, pp.355-373. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29nEspeciala2015-p355a373.

Este artigo investiga representações sobre modos de ser surdo que circulam em narrativas produzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por acadêmicos do Curso de Letras-Libras, das turmas iniciadas em 2008. O presente estudo está vinculado aos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos Surdos, os quais problematizam as relações de poder envolvidas na construção de significados culturais. Desse modo, os vídeos produzidos por esses acadêmicos são entendidos como artefatos culturais, os quais se constituem como recurso cultural em um território de reivindicações e de negociações de códigos culturais. Com base em pesquisa desenvolvida por uma das autoras deste artigo, intitulada Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de Letras-Libras (POKORSKI, 2014), este artigo analisa modos de ser surdo, presentes em nove (9) narrativas sinalizadas, que tematizam as experiências surdas. Por fim, as representações apontam para práticas culturais historicamente excludentes; no entanto, enfatizam a língua de sinais e a comunidade surda como marcas de valorização de sua diferença.

Palavras-chave : Estudos Surdos; Estudos Culturais em Educação; Cultura Surda.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )