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Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

SILVA, Lázara Cristina da; BRUNO, Marilda Moraes Garcia  e  TARTUCI, Dulcéria. A língua brasileira de sinais nas universidades públicas da região centro oeste: dilemas, conquistas e horizontes. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.1es, pp.375-396. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29nEspeciala2015-p375a396.

O texto visa apresentar as condições em que ocorreram a inserção da Libras nas instituições públicas da região Centro-Oeste brasileira, a sua operacionalização, considerando que em 2015 se completa uma década da aprovação do Decreto n.5.626/05, que regulamenta a inserção da Libras nos cursos de Licenciatura. Destacase que as primeiras iniciativas de implantação da disciplina Libras e sua oferta têm sido realizadas a partir do esforço de pessoas e unidades acadêmicas/departamentos envolvidos com a educação de surdos e o ensino de Libras. As modificações neste processo só vieram a ocorrer com o Programa Viver Sem Limites do governo federal, que procurou induzir a criação de cursos de formação de professores para os processos de escolarização da população surda a partir de 2013. Para além da destinação de vagas de docentes, existem outras demandas mais profundas a precisam serem perseguidas, relacionadas às mudanças de atitudes e posturas dos profissionais.

Palavras-chave : Libras; Licenciaturas; Políticas Públicas Educacionais.

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