SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue59The performance of the congregation of the sacred heart of Mary Berlaar in Minas Gerais, Brazil (1907-1971): historical notes and education historiographical from thes fi les and sourcesMarks of pedagogical modernity in religious education in the 1930 years: a reading of "Pedagogia do catecismo" (Catechism pedagogics), a book by father Alvaro Negromonte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x

Abstract

BRITO, Ângela Xavier de. A fabricação dos destinos das alunas do Colégio Notre-Dame de Sion. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.59, pp.53-79. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p53a79.

Os percursos individuais têm merecido pouca atenção da sociologia brasileira. Esse artigo busca entender o sentido que as jovens que pertencem às elites femininas dos anos 1960 dão a suas escolhas de vida. Baseando-se em fontes diversas, o autor discute, sobretudo, a validade da memória na apreensão dos aspectos sincrônicos e diacrônicos da realidade; e privilegia o conceito interacionista de carreira, que permite abordar seus aspectos sequenciais. A análise se funda na trajetória das alunas que frequentaram o colégio Sion do Rio de Janeiro de 1949 a 1961, objetivada por questionários e entrevistas. O texto se centrará num ponto fulcral de seus percursos: o momento em que, deixando o ambiente protegido do colégio, elas devem definir um projeto que confirme seu status de adultas, escolhendo entre o casamento, o acesso à universidade e as perspectivas profissionais.

Keywords : Itinerário; Elites Femininas; Memória; Fontes; Carreira.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )