SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número59A atuação da congregação do sagrado coração de Maria de Berlaar em Minas Gerais, Brasil (1907- 1971): apontamentos históricos e histográficos da educação a partir de arquivos e fontesMarcas da modernidade pedagógica no ensino religioso dos anos 1930: uma leitura do livro a pedagogia do catecismo do Padre Álvaro Negromonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

BRITO, Ângela Xavier de. A fabricação dos destinos das alunas do Colégio Notre-Dame de Sion. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.59, pp.53-79. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p53a79.

Os percursos individuais têm merecido pouca atenção da sociologia brasileira. Esse artigo busca entender o sentido que as jovens que pertencem às elites femininas dos anos 1960 dão a suas escolhas de vida. Baseando-se em fontes diversas, o autor discute, sobretudo, a validade da memória na apreensão dos aspectos sincrônicos e diacrônicos da realidade; e privilegia o conceito interacionista de carreira, que permite abordar seus aspectos sequenciais. A análise se funda na trajetória das alunas que frequentaram o colégio Sion do Rio de Janeiro de 1949 a 1961, objetivada por questionários e entrevistas. O texto se centrará num ponto fulcral de seus percursos: o momento em que, deixando o ambiente protegido do colégio, elas devem definir um projeto que confirme seu status de adultas, escolhendo entre o casamento, o acesso à universidade e as perspectivas profissionais.

Palavras-chave : Itinerário; Elites Femininas; Memória; Fontes; Carreira.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )