SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue59Pupils choices about their own destinies at Notre-Dame de Sion"I will write you immediately"! The Chiara Lubich's epitolary: strategies and practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x

Abstract

ORLANDO, Evelyn de Almeida  and  JUNQUIRA, Sérgio Roberto Azevedo. Marcas da modernidade pedagógica no ensino religioso dos anos 1930: uma leitura do livro a pedagogia do catecismo do Padre Álvaro Negromonte. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.59, pp.81-106. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p81a106.

Este trabalho busca apreender indícios das matrizes do pensamento pedagógico que imprimiram uma nova marca no ensino religioso no Brasil, a partir do mapeamento das referências utilizadas no livro A pedagogia do catecismo (1940), utilizado na formação de catequistas e professoras católicas entre os anos de 1930 e 1960, atentando para os modos como essa apropriação era feita ou indicada. Busca-se compreender as bases pedagógicas do processo de escolarização da catequese, articuladas às modernas pedagogias que ancoraram os projetos da escola brasileira republicana. Esses avanços aparecem nos materiais didáticos que passaram a incorporar as propostas pedagógicas oriundas da Pedagogia Moderna e, posteriormente, das Escolas Novas. O livro didático foi tomado portanto, como a principal fonte para compreender esse processo de escolarização da catequese e renovação do ensino religioso, ancorado nos pressupostos teóricos da História do livro com Chartier (1990; 1994) e Carvalho (2001; 2006).

Keywords : Impressos Pedagógicos; Modelos Pedagógicos; Práticas Educativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )