SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue59Marks of pedagogical modernity in religious education in the 1930 years: a reading of "Pedagogia do catecismo" (Catechism pedagogics), a book by father Alvaro NegromonteI plenary council of Latin America and the actas and decrees: cultural policy church for Latin America and Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x

Abstract

DANTAS, Maria José  and  POVILUS, Judith. "Escrever-te-ei sem demora"! O epistolário de Chiara Lubich: estratégias e práticas. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.59, pp.107-134. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p107a134.

Este artigo ressalta o debate acerca dos usos das correspondências como fonte para os estudos de História da Educação e, sobretudo, da História da Educação religiosa católica. Chiara Lubich, professora italiana, adotou as cartas como um recurso de formação capaz de chegar a pessoas e lugares onde não poderia estar fisicamente e, ao longo de sua vida, criou uma abordagem educativa por meio epistolar que, pela notoriedade em âmbito religioso e social, pode ser considerada uma perspectiva diferenciada de pedagogia católica. O estudo visa identificar por meio da análise de um de seus epistolários, o enfoque pedagógico contido em seus escritos. A reflexão apresenta como subsídios teóricos os conceitos de materialidade de Roger Chartier; carisma, campo religioso e relações simbólicas de Pierre Bourdieu, além de estratégia e tática de Michel de Certeau.

Keywords : Correspondências; Chiara Lubich; Pedagogia; História da Educação.

        · abstract in English | Italian     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )