SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número59"Escrever-te-ei sem demora"! O epistolário de Chiara Lubich: estratégias e práticasAlegria e pensamento: repensando nossos afetos com Deleuze, Espinosa e Lacroix índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

LEONARDI, Paula  e  BITTENCOURT, Agueda Bernardete. De documento religioso a fonte histórica: as atas do i concílio plenário da América Latina. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.59, pp.135-158. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p135a158.

Este artigo examina a possibilidade de transformação de um documento oficial da Igreja Católica, em fonte, para a pesquisa em educação e cultura no Brasil. O documento resultante do esforço que reuniu todos os bispos latino-americanos, as Actas y Decretos del Concilio Plenario de America Latina (1906), apresentava 998 artigos que normatizariam as ações da Igreja na modernidade. O sacerdócio, o culto, as ameaças contra a fé, as relações da Igreja com o Estado e com a sociedade, os bens da Igreja - tudo isso recebeu nova regulamentação, revogando as orientações precedentes. A leitura desse documento, pouco explorado pela historiografia da educação, lança luzes sobre as relações da Igreja com os Estados Nacionais e sobre os espaços do clero e do laicato no projeto de expansão da Igreja Católica onde a evangelização da cultura tem lugar central. O artigo apoiou-se em estudos específicos sobre o evento, escrito por teólogos e historiadores da Igreja.

Palavras-chave : Fontes de Pesquisa; I Concílio Plenário; Igreja Católica; Educação e Religião.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )