SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número59Angústia da influência e desleitura na filosofia da educação pragmatista: Dewey, Rorty e LipmanEducação moral no Encheirídion de Epicteto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

CORNELLI, Gabriele  e  MATSUI, Sussumo. O conceito de saúde no livro IV da República: Platão contra os hipocráticos?. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.59, pp.209-220. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p209a220.

O conceito de saúde trabalhado por Platão no Livro IV da República tem sido mal interpretado ao longo dos séculos. Para entender melhor quais seriam as colocações de Platão, é necessário entender e dialogar com o background da sua época. No caso do conceito de saúde é necessário um diálogo com a medicina hipocrática. Existe uma relação entre o conceito de justiça e saúde que não faz jus ao que está escrito. Platão, um hábil escultor de textos, faz um paralelo entre a alma e a cidade para descobrir o que é justiça e depois aplica ao indivíduo. Finda esta empresa, ele começa a delinear o que são atos de justiça. Tais atos são comparados com a saúde corporal. Isto é uma preparação para o discurso sobre os tipos de governo. Parece que o conceito de saúde não é o mesmo que encontramos desde Alcmeon até os hipocráticos, pois a temática da saúde se encontra em consonância com suas noções de política.

Palavras-chave : Saúde; Política; Justiça; Alma; Corpo; Hipocráticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )