SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número59"Individualidade é um conceito recíproco e comunitário": Fichte e as diretrizes de uma filosofia social segundo a wissenschaftslehreA invisibilidade da filosofia africana no discurso acadêmico brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

CASAGRANDE, Cledes Antonio. Interacionismo simbólico, formação do self e educação: uma aproximação ao Pensamento de G. H. Mead. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.59, pp.375-403. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p375a403.

Este artigo versa sobre a educação e o processo de formação do self na perspectiva do "interacionismo simbólico". Tem como objetivo principal esboçar uma aproximação ao pensamento de G. H. Mead, autor pouco conhecido na comunidade acadêmica brasileira, e estabelecer uma discussão teórica, com base em revisão de literatura, para o campo da teoria da educação. Para tanto, parte do seguinte problema: como podemos entender o processo de individuação do eu na perspectiva teórica de G. H. Mead e qual é a concepção de educação decorrente do "interacionismo simbólico"? Nossa opção pela teoria de G. H. Mead alinha-se à concepção de que nós, seres humanos, somos inscritos numa matriz intersubjetiva, interativa e simbólica por meio da qual, mediante processos de socialização e de aprendizagem, desenvolvemos uma identidade pessoal e estruturamos nossa personalidade.

Palabras clave : Interacionismo Simbólico; Educação; Identidade; Self; G. H. Mead..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )