SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número59A invisibilidade da filosofia africana no discurso acadêmico brasileiroUnamuno: a universidade e a autonomia universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

PRADO, Germano Nogueira. Notas de uma pedagogia da singularidade. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.59, pp.425-446. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p425a446.

O trabalho procura pensar uma pedagogia da singularidade. Ele consta de quatro seções e um adendo. A primeira seção caracteriza o modelo escolar de educação partindo dos conceitos de transmissão, desigualdade e controle e indicando como aí a "universalidade abstrata" do saber não coaduna com uma educação que se quer democrática. A segunda começa com a ideia (comum) de democracia como "governo de todos" e passa pela compreensão do poder nesse regime como de todos e de ninguém (como lugar de qualquer um) para chegar à ideia de singularidade. A terceira descreve da singularidade como fundamento e sentido da democracia. A quarta extrai algumas consequências da ideia de singularidade para a educação, opondo simetricamente comunidade a transmissão, igualdade a desigualdade, risco a controle, "universalidade concreta" do pensamento a "universalidade abstrata" do saber. O adendo esboça a aplicação de uma pedagogia da singularidade nos limites da (sala de) aula.

Palavras-chave : Pedagogia; Singularidade; Democracia.

        · resumo em Inglês | Italiano     · texto em Português     · Português ( pdf )