SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue60Centrality of Critique of Labor: notes on the labor category in the Marx’s Manuscripts of 1844 and in the GrundrisseFrom life to death to life. The language is the bridge. Reflections about the act of writing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x

Abstract

CORBINIANO, Simone Alexandre Martins. Condições lógico-históricas do conhecimento e formação: contribuições da epistemologia dialética. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.60, pp.647-667. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p647a667.

Uma das questões fundamentais da epistemologia dialética é o reconhecimento do caráter histórico da atividade objetiva humana, tanto quanto, de sua elaboração lógica. A historicidade remete à premissa de que a realidade, enquanto objeto a ser conhecido, é atividade humana sensível, é práxis mediada pelo trabalho. Nesse sentido, a capacidade lógica do pensamento mantém correspondência indispensável com a categoria histórica, que consiste na realidade objetiva do homem e suas condições materiais de existência. As possibilidades da categoria lógica ocorrem no campo em que o pensamento apanha o desenvolvimento histórico, ultrapassando o senso comum, e se subtraindo às especulações abstratas. Na sociedade capitalista, sobretudo a partir da racionalidade taylorista e fordista, distancia-se a formação do pensamento crítico, político e autônomo, fragilizando as condições lógicas ou teóricas da formação. Trata-se o trabalho de um prelúdio às condições de elaboração da realidade histórica e do pensamento, apesar da racionalização a que o capitalismo a submete.

Keywords : Historicidade; Pensamento; Práxis; Capitalismo; Formação.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )