SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número60Centralidad de la Crítica al Trabajo: apuntes sobre la categoria trabajo en los Manuscritos de 1844 y en los Grundrisse de MarxDe la vida a la muerte a la vida: el lenguajees el puente. Reflexiones acerca del acto de escribir índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

CORBINIANO, Simone Alexandre Martins. Condições lógico-históricas do conhecimento e formação: contribuições da epistemologia dialética. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.60, pp.647-667. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p647a667.

Uma das questões fundamentais da epistemologia dialética é o reconhecimento do caráter histórico da atividade objetiva humana, tanto quanto, de sua elaboração lógica. A historicidade remete à premissa de que a realidade, enquanto objeto a ser conhecido, é atividade humana sensível, é práxis mediada pelo trabalho. Nesse sentido, a capacidade lógica do pensamento mantém correspondência indispensável com a categoria histórica, que consiste na realidade objetiva do homem e suas condições materiais de existência. As possibilidades da categoria lógica ocorrem no campo em que o pensamento apanha o desenvolvimento histórico, ultrapassando o senso comum, e se subtraindo às especulações abstratas. Na sociedade capitalista, sobretudo a partir da racionalidade taylorista e fordista, distancia-se a formação do pensamento crítico, político e autônomo, fragilizando as condições lógicas ou teóricas da formação. Trata-se o trabalho de um prelúdio às condições de elaboração da realidade histórica e do pensamento, apesar da racionalização a que o capitalismo a submete.

Palabras clave : Historicidade; Pensamento; Práxis; Capitalismo; Formação.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )