SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue60Logical-historical conditions of knowledge and formation: the contributions of dialectical epistemologyOf the rights to problems in philosophical learning: remarks on theCurriculum Guidelines of Philosophy of the State of Parana from the Deleuzian perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x

Abstract

CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de. Da vida à morte à vida: a linguagem é a ponte. Reflexões acerca do ato de escrever. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.60, pp.669-684. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p669a684.

Este trabalho traz reflexões acerca do ato de escrever, numa perspectiva de invenção contextualizada em situações de fronteira entre a vida e a morte, configurando potente exercício de si, por um grupo particular de escritores. Foram utilizadas como material cartas publicadas em livro, escritas por pessoas condenadas à morte, vítimas do nazismo; nelas, percebe-se a consciência da morte iminente e o fato comprovado. O objetivo é aprofundar estudos sobre o ato de escrever, na perspectiva de sua metamorfose e de quem escreve e/ou lê, fundada na autonarração e autointerpretação. Este artigo ancora-se em estudos da linguagem e em reflexões do ato de escrever levantados por quem escreve, que delineia-se pelos assuntos corriqueiros, linguagem singela, quase pura de intenções e um incessante desejo de ser lembrado, pondo em foco um exercício de si. Pela leitura estabelece-se um vínculo fronteiriço e indissolúvel entre a vida, a morte e a vida, trazida pelas formas vivas da linguagem.

Keywords : Linguagem; Escrita; Leitura; Experiência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )