SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número60Da vida à morte à vida: a linguagem é a ponte. Reflexões acerca do ato de escreverA docência administrada: problematizando a questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

HEUSER, Ester Maria Dreher. Do direito aos problemas para o aprendizado filosófico: considerações sobre as Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná a partir de uma perspectiva deleuziana. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.60, pp.685-700. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p685a700.

O artigo parte de algumas considerações macropolíticas do ensino de Filosofia no Brasil, orientadas pela lógica das competências e habilidades; se ocupa das Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná nas quais tal lógica está ausente e enfatiza o curioso lugar de destaque que a perspectiva filosófica de Deleuze e Guattari ocupa na proposta metodológica das Diretrizes. A partir disso, dá ênfase à noção de problema desenvolvida por Deleuze com inspiração bergsoniana e afirma a potência da perspectiva de fazer das aulas de Filosofia espaço para a constituição de problemas pelos próprios envolvidos nelas. Sustenta a importância de uma “Pedagogia do sentido” em que o direito aos problemas para o aprendizado filosófico não pode estar ausente e mostra o quão distante dela estão as Diretrizes do Paraná.

Palavras-chave : Filosofia; Ensino; Problemas.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )