SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número60El fenómeno educativo entre ideología y utopía. El pensamiento de Paul Ricoeur: Bases para una educación emancipadoraEnseñanza de la Filosofia como uma tecnología de gubernamentalidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

SILVA, Monique da  y  OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Ensaio em defesa da leveza, do sensível e da sensibilidade na pesquisa em educação. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.60, pp.775-798. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p775a798.

Tomamos de empréstimo de Ítalo Calvino (1990) a primeira das suas seis propostas para o próximo milênio, a leveza, para pensarmos a questão do sensível e da sensibilidade na investigação educativa. O que propomos é refletir sobre uma possível mudança de ponto de vista na pesquisa em educação, sobre outra ótima, com outros recursos e possibilidades, com a leveza como centro desta ação. A leveza que pouco tem nos caracterizado pode constituir-se num desafio, numa condição para pensar num olhar investigativo sensível, atento aquilo que é percebido por um observador que se dá o tempo para a experiência. Um tempo para a experimentação e para a experiência formadora é condição para o aprendizado ético-afetivo, numa perspectiva spinozana. Na aprendizagem do que nos constitui, compreendendo os nossos afetos, propomos pensar a pesquisa em educação na dimensão do sensível.

Palabras clave : Leveza; Sensível; Pesquisa em Educação; Aprendizado Ético-Estético; Sensibilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )