SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número60Ensaio em defesa da leveza, do sensível e da sensibilidade na pesquisa em educaçãoO feto e a procura do Si. Um diálogo crítico com Merleau-Ponty índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

OLIVEIRA, Liliana Souza de. O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.60, pp.799-819. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p799a819.

O presente trabalho insere-se nas discussões sobre o ensino da Filosofia. Pretendo a partir de uma inspiração foucaultiana analisar as condições de emergência do discurso sobre a importância da Filosofia no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e as implicações do ensino da Filosofia como uma tecnologia de governamentalidade.

Palavras-chave : Ensino da Filosofia; Tecnologia; Governamentalidade; Vestibular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )