SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número60Gubernamentalidad como una herramienta analítica: una práctica de investigación en Educación EspecialEros filosófico: un deseo ambivalente en los diálogos de Platón índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

CONTE, Elaine. Notas sobre teoria e práxis. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.60, pp.883-903. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p883a903.

O trabalho busca discutir o poder de determinação que a teoria e a prática possuem na educação contemporânea, diante da necessidade inquestionável de atualizar a teoria e de reconhecer as imensas exigências para uma ação crítica frente às questões tecnológicas, salientando a necessidade do diálogo e do aprender na atualidade. Percebemos a larga influência da epistemologia da prática nas pesquisas atuais sobre formação de professores, bem como nas políticas oficiais, baseadas em conhecimentos científicos de racionalidade procedimental e no mundo da experiência pedagógica, cujo diagnóstico revela o seu empobrecimento e desqualificação no âmbito da vida social. Para além de uma relação entre teoria e prática, na qual uma determina o que deve ser utilmente aceitável da outra, apostamos como saídas as teorias para a expressão da ação livre, criativa e autônoma, reafirmando a necessidade de abertura à mudança como retomada da valorização da prática social.

Palabras clave : Teoria; Prática; Práxis Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )