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Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x
Resumo
HERMOSA ANDUJAR, Antonio. O valor político da educação para Kant. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.60, pp.995-1015. ISSN 1982-596x. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p995a1015.
O discurso de Kant sobre educação visa transformar o educando em um indivíduo livre capaz de racionalmente controlar suas paixões. Se coloca assim na fase de sua fi losofi a da história, quando a razão substituiu a natureza na tarefa de, racionalmente, organizar a convivência humana baseada na liberdade. No entanto, desta forma, por um lado, encontramos a contradição de que a educação pode forjar, no presente, os sujeitos que a história forjaria no futuro, e, por outro, com a consequência fortemente autoritária de que tal educação, ao generalizar-se, incorreria no paradoxo de eliminar do mapa social a própria política, quando em tese seu propósito seria o de estar a disposição dela para estabelecer a liberdade na sociedade.
Palavras-chave : Educação; Kant; Liberdade; Platonismo; Razão.