SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 suppl.esNotas sobre a contribuição de Jean-Luc Marion acerca do estudo do conceito de philosophia prima em Descartes e na EscolásticaO amor erótico como paradigma da experiência do outro: Michel Henry e Jean-Luc Marion índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

NUNES SOBRINHO, Rubens Garcia. Deus sem Ser e Ser divino. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, suppl., pp.151-167. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p151a167.

Este artigo tem como escopo cotejar a tese da irredutibilidade da teologia de Jean-Luc Marion com a ontologia platônica. No ensaio “Deus sem Ser”, Jean Luc Marion postula a absoluta liberdade e transcendência de Deus em relação todas as determinações ontológicas, incluindo a condição primeira que torna todas as demais determinações possíveis: o fato do Ser. As implicações da teoria das imagens e da distinção entre ídolo e ícone no estatuto do divino em Platão colocam em questão a tese da irredutibilidade teológica. Tendo em vista uma contraposição entre a teologia irredutível ao conceito de Ser de Marion e a ontologia platônica, o artigo examina a distinção semântica entre ídolo e ícone e a conexão que serve de base à “destituição metafísica”. O artigo revê a ontologia platônica mediante a proposta epistemológica de um “pensar por imagens” como mediação entre o divino e o humano.

Palabras clave : Ídolo; Ícone; Ser.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )