SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 suppl.esLa retórica de la esperanza: la integración de la retórica práctica en la pedagogía de Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

SILVA, Tatiane da. Paideia sosta: a retórica na formação do cidadão democrático. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, suppl., pp.191-212. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p191a212.

Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância do advento da democracia e do surgimento de professores de retórica, os pensadores denominados Sostas, na ampliação do conceito de paideia na Grécia Clássica. Os questionamentos dos Sostas abriram caminho para a derrocada do império da physis, ordem natural que regia as normas estruturantes da sociedade e juntamente com a democracia, que colocou no cenário político os cidadãos até então excluídos, trouxeram o império do lógos, o domínio da palavra na resolução dos assuntos públicos. Assim, foi possível substituir a paideia ar istocrática, que postulava a formação do jovem guerreiro e ocioso, pela paideia dos Sostas, levando os cidadãos a tomarem consciência do valor da retórica para a vida democrática. Uma vez que a polis se realiza mediante ações e decisões humanas, a verdadeira educação é a participação na vida política.

Palabras clave : Sostas; Paideia; Retórica; Educação Clássica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )