SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 suppl.esPaideia Sosta: la retórica en la formulación del ciudadano democráticoLenguaje y acuerdos lingüísticos en Aristóteles: contribuciones para una educación artística, poética y retórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

CRICK, Nathan. A retórica da esperança: integrando a retórica prática na pedagogia de Paulo Freire. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, suppl., pp.213-242. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p213a242.

Ao ler Pedagogia do oprimido de Paulo Freire, pode-se concluir facilmente que não há lugar para a retórica em uma sala de aula tão completamente imbuída pela ética do diálogo. No entanto, este ensaio sugere que a retórica desempenha um papel produtivo e de fato necessário na pedagogia do oprimido de Freire. Com base nas técnicas sofísticas do imitatio e do dissoilogoi, sugiro que a verdadeira libertação de uma consciência dominada seja por meio de - e não contornando - os métodos da persuasão retórica, métodos que não apenas desenvolvem habilidades retóricas nos estudantes, mas que encorajam a performance retórica dos educadores. O diálogo permanece central nessa pedagogia, mas se torna enriquecido por sua contraparte natural, a retórica, de modo que seu objetivo não seja somente a libertação cognitiva, mas o acréscimo de poder prático.

Palabras clave : Paulo Freire; Retórica; Educação Sofística.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )