SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 suppl.esPaideia sosta: a retórica na formação do cidadão democráticoLinguagem e acordos linguísticos em Aristóteles: contribuições para uma educação artística, poética e retórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

CRICK, Nathan. A retórica da esperança: integrando a retórica prática na pedagogia de Paulo Freire. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, suppl., pp.213-242. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p213a242.

Ao ler Pedagogia do oprimido de Paulo Freire, pode-se concluir facilmente que não há lugar para a retórica em uma sala de aula tão completamente imbuída pela ética do diálogo. No entanto, este ensaio sugere que a retórica desempenha um papel produtivo e de fato necessário na pedagogia do oprimido de Freire. Com base nas técnicas sofísticas do imitatio e do dissoilogoi, sugiro que a verdadeira libertação de uma consciência dominada seja por meio de - e não contornando - os métodos da persuasão retórica, métodos que não apenas desenvolvem habilidades retóricas nos estudantes, mas que encorajam a performance retórica dos educadores. O diálogo permanece central nessa pedagogia, mas se torna enriquecido por sua contraparte natural, a retórica, de modo que seu objetivo não seja somente a libertação cognitiva, mas o acréscimo de poder prático.

Palavras-chave : Paulo Freire; Retórica; Educação Sofística.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )