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Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

ANDRADE, Erika Natacha Fernandes de  y  CUNHA, Marcus Vinicius da. Linguagem e acordos linguísticos em Aristóteles: contribuições para uma educação artística, poética e retórica. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, suppl., pp.243-268. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p243a268.

Filiado ao movimento de revisão da filosofia aristotélica iniciado no século XX, e seguindo uma das linhas de investigação do Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq), este texto aborda as noções de linguagem e acordos linguísticos presentes no discurso de Aristóteles. Ao valorizar o logos como imprescindível à atualização de uma psique apta a conduzir acordos coletivos e elaborar discursos internos virtuosos, Aristóteles situa a educação no âmbito de um universo artístico, poético e retórico. O projeto educacional aristotélico oferece força e poder ao homem, com o intuito de melhorar a sua vivência em coletividade e consolidar a felicidade individual, que é indissociável da construção da polis ideal.

Palabras clave : Aristóteles; Linguagem; Educação; Arte; Retórica.

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