SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 suppl.esA retórica da esperança: integrando a retórica prática na pedagogia de Paulo FreireQuando o mundo se tornou um labirinto aberto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

ANDRADE, Erika Natacha Fernandes de  e  CUNHA, Marcus Vinicius da. Linguagem e acordos linguísticos em Aristóteles: contribuições para uma educação artística, poética e retórica. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, suppl., pp.243-268. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p243a268.

Filiado ao movimento de revisão da filosofia aristotélica iniciado no século XX, e seguindo uma das linhas de investigação do Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq), este texto aborda as noções de linguagem e acordos linguísticos presentes no discurso de Aristóteles. Ao valorizar o logos como imprescindível à atualização de uma psique apta a conduzir acordos coletivos e elaborar discursos internos virtuosos, Aristóteles situa a educação no âmbito de um universo artístico, poético e retórico. O projeto educacional aristotélico oferece força e poder ao homem, com o intuito de melhorar a sua vivência em coletividade e consolidar a felicidade individual, que é indissociável da construção da polis ideal.

Palavras-chave : Aristóteles; Linguagem; Educação; Arte; Retórica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )