SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 suppl.esQuando o mundo se tornou um labirinto abertoPara uma teoria da ação social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

OLIVEIRA, Renato José de. Aprendizagem escolar e formação ética: uma abordagem retórica. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, suppl., pp.289-312. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p289a312.

Com base em Chaïm Perelman e em Michel Meyer, autores cujos estudos se vinculam ao campo da retórica, este artigo focaliza principalmente os conceitos de filosofia regressiva (PERELMAN, 1997) e de diferença problematológica (MEYER, 2000). A filosofia regressiva critica os pontos de referência absolutos (ontológicos, epistemológicos ou axiológicos) característicos de um modo de pensar filosoficamente denominado “filosofias primeiras”. A diferença problematológica mostra que, entre as questões formuladas sobre um problema e as respostas fornecidas para solucioná-lo, é possível vislumbrar regiões de incerteza que remetem a novas questões. Tendo em vista a educação escolar desenvolvida nos níveis fundamental e médio de ensino, tanto no que se refere à aprendizagem quanto à formação ética, as duas abordagens fornecem subsídios para se refletir sobre as disciplinas que compõem o currículo e também sobre o conjunto de normas, valores e formas de comportamento que balizam as práticas pedagógicas.

Palavras-chave : Filosofia Regressiva; Problematologia; Formação Ética; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )