SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 suppl.esAprendizagem escolar e formação ética: uma abordagem retóricaAnálise retórica de narrativas memorialísticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Para uma teoria da ação social. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, suppl., pp.313-328. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p313a328.

Este trabalho visa explicitar os meios que permitam constituir uma teoria da ação social que apresente uma explicação plausível e verificável das crenças, não importa qual disciplina a reivindique. Será examinada a oposição entre argumentos dos cientistas e dos não cientistas para mostrar que em ambos os a priori podem produzir enganos. Apresentaremos a hipótese de que os lugares-comuns são análogos aos a priori do modelo Simmel/Boudon, bem como similares às metáforas de base na acepção de Lakoff e Johnson. As metáforas não são os únicos esquemas para dizer o real, pois a metonímia e a dissociação de noções também são utilizadas e sua validade não pode ser estabelecida por um cálculo lógico, mas pela negociação de significados nas situações retórica e dialética. Por fim, apresentaremos as três circunstâncias que determinam as técnicas para dizer o real: a retórica, a dialética e a de ensino ou os procedimentos argumentativos situados.

Palavras-chave : Teoria da Ação Social; Pressupostos Implícitos; Modelo Simmel/Boudon.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )