SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 suppl.esPara una teoria de la accción socialLas pasiones en el discurso educacional de Cecilia Meireles índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

SBRANA, Roberta Aline. Análise retórica de narrativas memorialísticas. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, suppl., pp.329-353. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p329a353.

Este trabalho tem por objetivo mostrar que as narrativas memorialísticas podem ser investigadas por meio da análise retórica, segundo os parâmetros indicados por Chaïm Perelman e outros pesquisadores pertencentes ao movimento de revisão da filosofia aristotélica. Inicialmente serão apresentados autores que valorizam tais narrativas como fontes relevantes no campo da historiografia, para em seguida discutir os problemas existentes na utilização desse tipo de material em pesquisas destinadas dessa área. Assumindo como válida a contribuição das descrições de natureza autobiográfica, serão indicadas as alternativas disponíveis para investigá-las, ainda segundo a literatura especializada. Por fim, considerando tais alternativas, será argumentado que a análise retórica pode ser incluída no rol das metodologias capazes de estudar narrativas memorialísticas.

Palabras clave : Memória; História (Pesquisa); Retórica; Aristóteles.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )