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Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

SOUZA-BARBIERI, Aline Vieira de. As paixões no discurso educacional de Cecília Meireles. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, suppl., pp.355-378. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p355a378.

Este trabalho analisa uma série de crônicas publicadas por Cecília Meireles no jornal Diário de Notícias, sediado no Rio de Janeiro, entre 1930 e 1933, nas quais são abordados assuntos educacionais e temas relativos à situação social e política do País. A análise busca identificar, no discurso da autora, o uso de paixões como estratégia argumentativa, tomando por base as concepções elaboradas por Aristóteles na Retórica. A palavra paixão deriva do latim passio, que descende do grego pathos, cujo significado traduz a ideia de “perturbação da alma”, uma impulsividade que deve ser moderada e dominada. Por escrever em momento de forte tensão política e de instabilidade na área da educação, Meireles utiliza as paixões para defender as inovações educacionais propostas pelo movimento Escola Nova e também para hostilizar os responsáveis por iniciativas que as contrariam.

Palabras clave : Educação Brasileira (História); Escola Nova; Cecília Meireles; Retórica.

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