SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número61Alienación, extrañamiento y universalidad humana en la crítica marxiana de la economía política 1857-1867 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

SOUZA, Kellcia Rezende  y  KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.61, pp.21-44. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44.

Uma das grandes discussões que tem sido alvo de constantes debates acadêmicos nas ciências humanas, concernente aos estudos sobre metodologia científica, é a predominância da abordagem qualitativa sob a quantitativa. Con siderando tal realidade, o objetivo deste estudo consiste em analisar a abordagem de pesquisa quanti-qualitativa, dando ênfase a suas aplicações no campo educa cional. O trabalho apresenta as diferenciações entre as abordagens quantitativa e qualitativa e, posteriormente, a análise do debate da literatura da área, que defende a convergência de ambas as abordagens como alternativa a ser seguida nas ciên cias humanas, superando a dicotomia quantitativa-qualitativa. Esta defesa se pauta no entendimento que o qualitativo e o quantitativo se complementam e podem ser utilizados em conjunto nas pesquisas, possibilitando melhor contribuição para compreender os fenômenos educacionais investigados, que a cada vez mais se apresentam a partir de múltiplas facetas.

Palabras clave : Metodologia de Pesquisa; Pesquisa Educacional; Qualitativo; Quantitativo; Quanti-Qualitativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )