SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número61Um caso extremo: o projeto educativo de Platão, escritor de filosofia: a centralidade da educação para a sociedade ateniense.O dualismo e o problema do mal em Rousseau índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

LAGE FILHO, Abel Camilo de Oliveira. O deslocamento do esquematismo do entendimento do sujeito pela indústria cultural que o apresenta como o primeiro serviço prestado ao cliente. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.61, pp.141-167. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p141a167.

O deslocamento do esquematismo do entendimento do sujeito para a indústria cultural que o apresenta como o primeiro serviço prestado ao cliente, nos remete à afirmação de Adorno e Horkheimer na Dialética do Esclarecimento, que a função que este esquematismo permitia ao sujeito referir previamente a multipli cidade do existente captada pelos sentidos aos conceitos fundamentais, foi tomada por esta indústria. Na investigação dessa asserção, exploraremos como Kant pen sou o esquematismo dos conceitos puros do entendimento, para entender como Adorno e Horkheimer se apropriaram deste conceito e o utilizaram para demons trar o poder da indústria cultural de configurar profundamente a existência indivi dual, tolhendo o entendimento e incutindo nas consciências o que foi antecipado no esquematismo da produção, em função da reprodução ampliada do capital.

Palavras-chave : Kant; Esquematismo do Entendimento; Adorno e Horkheimer; Indústria Cultural; Conformismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )