SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue61An essay about EIS AICE: proposition and strategy to research in educationThe essentiality of self-efficacy in self-regulated learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x

Abstract

ZANETTE, Edgard Vinícius Cacho. Entre o intuir e o proferir: Descartes e a argumentação filosófica. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.61, pp.263-281. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p263a281.

O escopo deste artigo é examinar a questão da argumentação filosófica de Descartes no contexto da relação entre intuição e proferimento do cogito. Para René Descartes, que procedimento metódico permite ao sujeito efetuar certa expe riência de descoberta de si a si, intuição ou proferimento? Dizendo de outra forma, o ato de proferir ou enunciar o cogito está submetido à uma regra transcendente à argumentação filosófica?

Keywords : Descartes; Linguagem; Filosofia; Pensamento; Subjetividade.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )