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Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

ZANETTE, Edgard Vinícius Cacho. Entre o intuir e o proferir: Descartes e a argumentação filosófica. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.61, pp.263-281. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p263a281.

O escopo deste artigo é examinar a questão da argumentação filosófica de Descartes no contexto da relação entre intuição e proferimento do cogito. Para René Descartes, que procedimento metódico permite ao sujeito efetuar certa expe riência de descoberta de si a si, intuição ou proferimento? Dizendo de outra forma, o ato de proferir ou enunciar o cogito está submetido à uma regra transcendente à argumentação filosófica?

Palabras clave : Descartes; Linguagem; Filosofia; Pensamento; Subjetividade.

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