SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número61Entre o intuir e o proferir: Descartes e a argumentação filosóficaExclusão social: esboço de uma crítica ontológica marxiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

LOURENCO, Abílio Afonso  e  PAIVA, Maria Olímpia Almeida. A essencialidade da autoeficácia para a aprendizagem autorregulada. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.61, pp.283-320. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p283a320.

No contexto educativo, a perspetiva sociocognitiva concebe a autoeficácia para a aprendizagem como a percepção do aluno acerca das suas capacidades para aprender ou concretizar comportamentos escolares a um nível ambicionado, interpre tando-a como uma componente fundamental no processo autorregulatório. Suportado nos racionais teóricos da autoeficácia de Bandura e nos processos autorregulatórios da aprendizagem de Zimmerman, este texto tem como objetivo fazer uma abordagem teórica e de reflexão sobre a importância das percepções de autoeficácia dos alunos na autorregulação das suas aprendizagens. Estas teorias realçam que os alunos, que normalmente consideram que são capazes de executar as atividades escolares suge ridas, usam mais estratégias cognitivas e metacognitivas no seu desempenho escolar, definem metas mais desafiantes, persistem mais na tarefa e alcançam níveis mais altos de realização. São apresentadas algumas sugestões para a prática pedagógica.

Palavras-chave : Autoeficácia; Autorregulação da Aprendizagem; Rendimento Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )